BAHIA, Salvador - Segundo o estudo da Agência Nacional do Cinema (Ancine), de 2017 a 2019, foi registrado um crescimento proporcional no consumo das plataformas virtuais e a expectativa é que este número venha a aumentar decorrente da pandemia e do isolamento social

No cenário mundial, o início de 2020 foi marcado por um surto de uma variação do coronavírus o que impossibilitou o andamento de muitos projetos e pesquisas na área da história. Adaptando as pesquisas em novas versões, os historiadores Roberth Felippe Pereira e Raphael Paranhos desenvolveram propostas audiovisuais que abordam e registram as festas populares e o cotidiano.

Roberth, formado em história e residente da cidade de Pojuca na Bahia, destaca que seu projeto é fruto da valorização cultural que tem sido feita nas últimas décadas na cidade. A festa de Boi Janeiro, símbolo de resistência que tem 88 anos de tradição, ganhou ainda mais vida através de vídeos, histórias, entrevistas, músicas e curiosidades. Foi contada um pouco da história e trajetória de Dona Lindú, precursora de diversas manifestações culturais que tanto contribuiu para a cultura popular da cidade. "Dona Lindú é importante para a cultura de Pojuca e da Bahia, porque ela resistiu anos com o seu Boi Janeiro, mesmo enfrentando todas as dificuldades, principalmente financeira para realizar a festa, ela nunca deixou de por o boi na rua durante 86 anos", destaca Roberth.

E Raphael, professor de história, autor, diretor e roteirista do projeto, informa que sua inspiração veio da família e assim decidiu compartilhar alguns momentos e experiências. Ele buscou evidenciar outro lado de Salvador através do documentário intitulado "Narrativas da Maré", que aborda o cotidiano e as vivências dos pescadores de Praia Grande, bairro localizado no Subúrbio Ferroviário. O projeto é o primeiro episódio de uma série documental que tem 15 minutos. Nascido e criado no bairro de Praia Grande, de família de pescadores, ele comenta que “por está tão perto desses costumes resolvi fazer este trabalho. Inclusive meu pai é um dos pescadores entrevistado”. O vídeo conta também com interpretação em libras.

Os dois projetos audiovisuais foram contemplados na categoria Memória do Prêmio Fundação Pedro Calmon. Ao todo, foram 107 projetos de pesquisadores baianos do campo da memória que tiveram projetos contemplados, e assim como Roberth e Raphael têm a possibilidade de realizarem ou continuarem pesquisas acadêmicas com o objetivo de preservar e reconhecer a história e memória do estado em suas diversas contribuições culturais.

Para Walter Silva, diretor do Centro de Memória (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon, as propostas contempladas, refletem sobretudo a diversidade cultural da Bahia. "Verificamos contribuições referentes à cultura das regiões do Recôncavo, do Alto Sertão, dentre outras. Observamos a preocupação em preservar a história e a memória das religiões de matriz africana e também da cultura indígena".

Os projetos serão disponibilizados gratuitamente. Para mais informações acesse o site e o canal do Youtube dos projetos: Dona Lindú - Instagram: @roberthproducoes e Youtube: RoberthProducoes. Narrativas da Maré - Instagram: @historiaemfluxo e Youtube: Histórias em fluxo.

Programa Aldir Blanc Bahia
Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Idenitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31