BAHIA, Salvador - A Caminhada Cultural de São Jorge do Comércio poderá ser vista neste sábado (10), às 18h, nas redes sociais

O evento, que esse ano acontecerá de modo virtual devido à pandemia, exibirá um vídeo no formato de Live, mostrando a relevância do projeto, com entrevistas, roda de conversa e depoimentos de participantes de edições anteriores. Para ter acesso, basta acessar https://www.youtube.com/channel/UCh8TLdIRavEEcdAuDc8Aw_Q

Realizada anualmente no mês de abril, a Caminhada é uma representatividade dos folguedos culturais do bairro do Comércio e nasceu da garra e determinação de um microempresário devoto do Orixá (Oxóssi), Waldir Guimarães. Em sua trajetória, ele percebeu fora do contexto do carnaval, a omissão de eventos na localidade e, de posse desse cenário, vislumbrou a possibilidade de desenvolver um trabalho com a comunidade local, turística, de preservar e dar visibilidade às tradições culturais que estão enraizadas no país.

Nesse sentido, surgiu a ideia de atuar na área cultural da região do Comércio, levando conhecimento à sociedade baiana com desfiles e alas pitorescas de baianas, grupos de dança, percussão e outras categorias, descendentes de uma ancestralidade milenar e um sincretismo edificado por suas histórias, simbologias e diversas linguagens. Essa é a meta do projeto ao apresentar um belo cortejo nas principais ruas e pontos turísticos do bairro.

Em período anterior à pandemia, o evento sempre contou com a participação da população local e turistas que se encantavam com a diversidade da apresentação do cortejo de rua. O espetáculo, recheado de entretenimento, diversão e alegria, possui cunho social, cultural, religioso, gratuito e livre para todas as faixas etárias, gêneros e nacionalidades.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa Aldir Blanc Bahia
Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

Serviço
O quê: Caminhada Cultural de São Jorge do Comércio
Quando: 10/04, às 18h
Onde: Link de acesso: Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCh8TLdIRavEEcdAuDc8Aw_Q

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31