BAHIA, Salvador - A Bahia viu surgir, junto com o processo de redemocratização do país, na década de 1980, um verdadeiro redesenho do seu mapa, que pôde ser notado, principalmente, pelas mudanças nos limites que separam os municípios baianos, os "traços" cartográficos

Em um período que corresponde a meados de 1980 até o início de 1990, marcado por abertura política e mais liberdades, o estado saltou de 336 para 415 municípios.

No livro "Retraços no Horizonte", o autor explica a febre emancipacionista da Bahia a partir do caso do município de Novo Horizonte, localizado no território da Chapada Diamantina, que conseguiu se separar do vizinho Ibitiara, em 1989. O livro digital conta todo o percurso que levou Novo Horizonte e outros municípios contemporâneos à independência e as questões políticas, jurídicas e culturais envolvidas no processo.

Foram mais de 79 distritos emancipados em uma década - para se ter uma ideia, nos anos de 1970, em que ainda vigorava a ditadura civil-militar, nenhum município foi criado no Brasil. O fenômeno, registrado também em outros estados da Federação, ficou conhecido por estudiosos e é o tema do e-book publicado pelo jornalista e advogado Erikson Walla.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A pesquisa contou com entrevistas de lideranças municipais, mas também de nomes de projeção estadual e nacional, como o senador Otto Alencar (PSD), que na época era deputado estadual; o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) Coriolano Salles; o ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy (PSDB); o ex-procurador da AL-BA e ex-diretor da Faculdade de Direito da UFBA Celso Castro, entre outros.

Serviço
O que: Retraços no Horizonte - a criação do município de Novo Horizonte e a febre emancipacionista na Bahia
Quando: 10 de abril
Onde:
Instagram: @eriksonwalla
Facebook: Erikson Walla

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31