DISTRITO FEDERAL, Brasília - Localizado em São Pedro da Aldeia (RJ), o monumento foi tombado pelo Iphan em 2016

CNFCP dispõe de acervo sobre a Casa da Flor em seus arquivos

Na próxima quarta-feira, 09 de junho, a Casa da Flor é tema de mais uma edição de Um Dedo de Prosa, entre às 16h e 18h. O ator e escritor Bruno Peixoto, bem como o arquiteto do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Ivo Barreto são os convidados da vez. Com o título Arquivos e suas Poéticas, o evento integra a 5ª Semana Nacional de Arquivos.

A transmissão será realizada pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) no YouTube. Guardados nos acervos do CNFCP, os registros a respeito da Casa da Flor foram base para o trabalho dos convidados sobre a edificação. Ivo Barreto trabalha no Escritório Técnico da Região dos Lagos do Iphan (RJ) e pesquisou o monumento em sua dissertação de mestrado. Já Bruno Peixoto coordena o Coletivo En La Barca Jornadas Teatrais, que produziu o documentário Um Certo Senhor Gabriel sobre o artista e sua obra.

Localizada em São Pedro da Aldeia (RJ), a casa foi tombada pelo Instituto em 2016. Este bem cultural chama atenção pela criatividade de seu construtor, Gabriel Joaquim dos Santos (1892-1985), um trabalhador nas salinas da região. Filho de uma índia e de um homem que havia sido escravizado, decidiu construir sua própria casa em taipa, decorada com cacos de vidro, lâmpadas queimadas e restos de louça que, juntos e colocados de forma harmônica, resultaram em imagens encantadoras. Transformaram-se naquilo que o próprio criador disse ser uma “casa feita de caco transformado em flor”.

O bem foi inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

CNFCP
Com atuação nacional, o Centro se dedica à pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Criado em 1958, tornou-se em 2003 uma unidade especial do Iphan. Promovido regularmente pelo CNFCP, Um dedo de prosa debate temas da cultura popular e do folclore com participantes convidados.

Serviço
Um dedo de prosa
Tema: Empoderando arquivos (Semana Nacional de Arquivos)
Arquivos e suas poéticas: Casa da Flôr
Data: 9 de junho
Horário: 16h às 18h
Onde: Canal do CNFCP-Iphan no Youtube

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31