BAHIA, Salvador - O artista plástico Edson Duarte lança no dia 12 de junho uma exposição virtual com o seu trabalho de miniaturas


"Miniaturas" (Foto: Luciano Carcará)

Intitulada “Casas Antigas do Sertão – História em Miniaturas”, a exposição ficará hospedada em site criado especialmente para esse evento, mas que se manterá ativo, para abrigar a obra do artista. Com produção da Gabiroba Cultural, o projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O universo do sertão, com sua paisagem rústica e simples, serve de inspiração para Edson Duarte criar e desenvolver as obras em miniaturas, que retratam a arquitetura do morar sertanejo. Apaixonado pela região da caatinga e por suas construções, muitas vezes já em ruínas, Duarte reproduz, de forma singela e detalhista, as moradias típicas da zona rural, com suas casas, currais e igrejas, detalhando em cada obra as singularidades destas edificações, ressaltando o desgaste causado pelo uso e pelo tempo. Natural de Riachão do Jacuípe, o artista apresenta símbolos e matrizes próprias da sua realidade local e regional, numa representação afetiva e memorial de um pequeno recorte da paisagem cultural que envolve a caatinga e o sertanejo.

Morador dos centros urbanos, o artesão acredita que em outra existência já viveu na zona rural, tamanha a identificação com a região, onde tudo o fascina. As casas antigas, o canto dos pássaros, a brisa, são elementos que permeiam e inspiram a sua produção artística, conferindo autenticidade e beleza à sua obra. Utilizando papel, cola e muita terra, recolhida das ruínas encontradas no caminho, o artesão cria as miniaturas com precisão e riqueza de detalhes, tornando a sua arte o mais verossímil possível.

A exposição “Casas Antigas do Sertão – História em Miniaturas” contará com 27 obras inéditas, desenvolvidas especialmente para este projeto. A miniaturização destes cenários sertanejos é resultado de uma pesquisa do artesão, que busca compreender como essas construções eram edificadas, se munindo de referências para transmitir ao público a essência destas paisagens. Com textos críticos da pesquisadora e mestra em arte, educação e cultura Sálua Cherquer, as obras ficarão permanentemente expostas e estarão à venda no próprio site, que funcionará como um canal de comunicação direto entre o artista e o público. O registro fotográfico do processo de criação, a cargo do fotógrafo Luciano Carcará, estará exposto no site, disponível para a apreciação do público.

A exposição virtual “Casas Antigas do Sertão – História em Miniaturas” ajudará a amplificar o acesso às obras do artista, possibilitando que sua arte sertaneja rompa as fronteiras da Bahia e seja conhecida e reconhecida em várias partes do Brasil e do mundo.

EDSON DUARTE
Edson Duarte é filho de Maria Edna São Paulo Silva e Arnaldo Marques da Silva, já falecidos. Tem seis irmãs e mora em Riachão do Jacuípe. Os seus primeiros trabalhos foram exibidos durante as semanas culturais da cidade, organizadas pelo Projeto Cultural Riachão. Contratado pela prefeitura, Edson ministra oficinas de música, artesanato e reciclagem de papel no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). Como voluntário, atuou no Centro de Amor e Transformação (CAT), entidade que atende indivíduos em condições sociais de risco, e integrou a Associação de Proteção aos Animais “Beato Salu” (APARJ).

SÁLUA CHEQUER
Mestra em Arte, Educação e Cultura pela UIMP Universidade Internacional Menendez Pelayo (Espanha) e graduada em Eventos pela Universidade Salvador (Unifacs). Atua, há mais de trinta anos, como pesquisadora permanente na área de Cultura Popular (com trabalhos na área das manifestações culturais de raiz, como rezas e devoções, festas do ciclo natalino, festas do ciclo junino) e Cultura da

Infância (com pesquisas na área de cantigas da infância, cantigas de trabalho, parlendas, brincadeiras etc). É fundadora e diretora artística do grupo musical Camerata Popular do Recôncavo, cujos trabalhos artísticos são realizados há dez anos. É colecionadora de brinquedos artesanais, possuindo atualmente um acervo com mais de dois mil brinquedos populares, que compõem a exposição Brinquedos à Mão.

Serviço
Lançamento da Exposição Virtual “Casas Antigas do Sertão: Histórias em Miniaturas”, de Edson Duarte
Quando: 12 de junho
Onde: Site do Artista - https://www.casasdosertaoemminiaturas.com.br/

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31