BAHIA, Salvador - Como objetivo de dar visibilidade aos trabalhos contemplados na categoria Memória, do Prêmio Fundação Pedro Calmon, a 19ª edição do Conversando com sua História vai destacar os projetos premiados do Programa Aldir Blanc Bahia

De junho a novembro serão realizadas duas palestras por mês. Com temáticas que abordam questões relativas a manifestações culturais, gênero, sertão, escravidão, independência do Brasil na Bahia e religiosidade de matriz africana, instigando o debate com o público. As transmissões serão transmitidas na página do Youtube da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa).

O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da FPC, tem o objetivo de promover ações que contribuam para a preservação da história e memória da Bahia. De acordo com o diretor do CMB, Walter Silva, o Conversando com a sua História cumpre um papel importante para a difusão do conhecimento e “de uma maneira singular essa atividade estimula o interesse do público diversos”, conclui.

Na terça-feira (15), às 16h, a palestra será ministrada por Filipe Cezarinho, professor e pesquisador, que foi premiado com a proposta de produzir um livro digital que retrata as memórias de espadeiros(as) praticantes da Guerra de Espadas na Bahia. O e-book: No Ritmo do Fogo: contos e memórias da guerra de espadas na Bahia foi escrito por ele e Tábata Figueiredo Dourado. Segundo Filipe, participar desta atividade é ter a possibilidade “de enfatizar a importância da Guerra de Espadas enquanto miríade cultural da Bahia”.

Já no dia 22, às 16h, o encontro será com Soiane Gomes, dançarina e pesquisadora de danças brasileiras, que foi premiada com o projeto “Memórias, Danças e Transformações das Quadrilhas Juninas de Salvador”, onde apresentou o e-book: Arromba Chão que anima o salão, Quadrilha de São João. Para ela, divulgar o seu projeto no âmbito estadual é importante por tantos anos de invisibilidade das quadrilhas juninas baianas. “Pelas dificuldades de manutenção das atividades e pela importância de preservar esta memória cultural da Bahia”, destaca.

Serviço
O que: Conversando com a sua História – Especial Prêmio Fundação Pedro Calmon
Quando: 15 de junho, às 16h - Filipe Arnaldo Cezarinho - No Ritmo do Fogo: contos e memórias da guerra de espadas na Bahia. 22 de junho, às 16h - Soiane Gomes - “Memórias, Danças e Transformações das Quadrilhas Juninas de Salvador”
Onde: Youtube da FPC (clique aqui)

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31