PARANÁ, Curitiba - O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece nova prática artística na próxima quarta-feira (14/7)


Obra de Kika Costa (Crédito: F. Zago StudioZ)

A oficina on-line “Varal Sensorial” demonstrará como explorar a relação dos nossos sentidos com objetos e ambientes do dia a dia.

A inspiração é a inédita exposição “Formas & Anjos: Obras de Kika Costa (1984-2021)”, em cartaz na Sala 11, com curadoria de Gaudêncio Fidelis e Ana Zavadil. Na mostra, estão expostas mais de 120 obras de cerâmica produzidas nos últimos 40 anos pela artista Kika Costa, que é uma pessoa com deficiência e que trabalha exclusivamente com cerâmica, numa produção sistemática e contínua.

Com proposta multissensorial, a oficina oferece um exercício de percepção e sensibilidade ao interagirmos com objetos, ambientes e obras de arte. Os materiais necessários são simples: fio de lã, nylon ou barbante, objetos que possam ativar os sentidos (tecidos ou papéis com diferentes texturas, perfumes, grãos) e fita adesiva ou grampos de roupa. Esta atividade contará com intérprete de Libras.

Para participar não é necessário ter conhecimento prévio nem se inscrever. O vídeo será disponibilizado no Instagram, no Facebook e no canal do MON no YouTube. Nas redes sociais também é possível conferir outras oficinas, mediações temáticas, lives e exposições virtuais.

MON aberto
O MON está aberto ao público, seguindo o rígido protocolo sanitário que, entre outras questões, determina a limitação de pessoas para garantir o distanciamento seguro durante a pandemia. Outra medida adotada foi a substituição de todo o material impresso, como guias e folders, por versões digitais, disponíveis por QR codes.

O visitante pode conferir as exposições: “Radical”, de Sonia Dias Souza; “A Travessia do Desastre”, de François Andes; “Schwanke, uma Poética Labiríntica”; “Formas & Anjos: Obras de Kika Costa (1984-2021)”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Museu em Construção”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço
Oficina “Varal Sensorial”, com intérprete de Libras
Quarta-feira (14/7)
museuoscarniemeyer.org.br
Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer
YouTube: bit.ly/MONnoYoutube
Google Arts & Culture: bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

Fonte: SECC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31