SÃO PAULO, São Paulo - A exposição virtual #nomesmunicipiospaulistas – a origem dos nomes dos municípios, idealizada pelo ex-diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini, e baseada no livro de mesmo nome do jornalista e artista plástico Enio Squeff, chega a Guaratinguetá no dia 13 de julho
Fonte: http://nomesmunicipiospaulistas.com.br/
A mostra completa conta com versão digital, totalmente interativa, no site oficial nomesmunicipiospaulistas.com.br, com links e dicas para pais e professores tirarem melhor proveito do conteúdo da exibição.
Após o sucesso em Taubaté, a exposição fica em Guaratinguetá até o dia 13 de agosto. Quem visitar a Estação Cidadania, entre os dias 13 e 30 de julho, e a Biblioteca Pública Municipal Doutor Diomar Pereira da Rocha, entre os dias 02 e 13 de agosto, encontrará um totem multimídia, além de folders e atividades educativas impressas. A entrada é gratuita.
"A cidade de Guaratinguetá está muito contente por receber um projeto que divulga e fortalece a memória e a identidade do nosso município", declara Aline Damásio, Secretária de Cultura de Guaratinguetá.
A realização é da Arquiprom com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural São Paulo. O patrocínio é das Lojas Teddy.
"É uma exposição virtual de arte e cultura que apresenta conceitos sobre história, geografia e política como instrumentos para compreendermos a formação e a divisão do estado de São Paulo em unidades menores e porque têm os nomes que têm", conta Fernando Arouca, sócio da Arquiprom, proponente do projeto.
#nomesmunicipiospaulistas – a origem dos nomes dos municípios aborda seis diferentes subtemas: o que é um município, as influências indígenas, a fé católica, os personagens históricos, o nome dos municípios e a formação das cidades.
O nome das cidades fala muito sobre a formação de um povo e sobre a sua identidade, como os traços indígenas, portugueses, ícones religiosos, homenagens a personalidades.
Serviço
Estação Cidadania
De 13 a 30 de julho
De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Biblioteca Pública Municipal Doutor Diomar Pereira da Rocha
02 a 13 de agosto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Entrada gratuita
Fonte: divulgação por e-mail