SANTA CATARINA, Florianópolis - A oitava live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) "Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais" será transmitida gratuitamente às 18h do dia 21 de julho de 2021, quarta-feira, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles)


Museu do Lixo. Divulgação/Comcap

O tema será o Museu do Lixo (Comcap - Autarquia de Melhoramentos da Capital), com o convidado Valdinei Marques, criador e educador do museu. A mediação será do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

Entre os temas para os diálogos, estão a criação do Museu do Lixo e suas práticas de colecionamento, arte educação e educação ambiental, a vinculação institucional à Comcap, a equipe e os desafios durante a pandemia. O Museu do Lixo, instalado em 2003, tornou-se referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos quatro érres (4Rs) – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Nasceu de um sonho de mais de 10 anos de empregados da Comcap que pretendiam resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade. As primeiras peças separadas foram colocadas no antigo galpão de triagem da coleta seletiva. Hoje, as instalações estão organizadas em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reciclados. Inclusive as tintas usadas nas pinturas e a mandala do piso foram feitas com materiais reaproveitados.

Valdinei Marques
Mais conhecido como "Neiciclagem", é funcionário público da Prefeitura Municipal de Florianópolis (Comcap - Autarquia de Melhoramentos da Capital) há mais de 20 anos. Arte educador, artista plástico, graduando em Artes Visuais, criador do Museu do Lixo (Comcap), ativista ambiental e líder comunitário. É professor de artes em contraturno escolar, ator e repórter ambiental.

O projeto
"Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais" promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e da estagiária Ana Paula Meura, graduanda no curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

Serviço
O quê: Oitavo encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Quando: Dia 21 de julho de 2021, quarta-feira, às 18h
Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)
Tema: Museu do Lixo (Comcap)
Convidado: Valdinei Marques
Mediador: Rafael Muniz de Moura
Temas para os diálogos: A criação do Museu do Lixo e suas práticas de colecionamento, arte educação e educação ambiental no museu, a vinculação institucional à empresa Comcap, equipe de trabalho e os desafios do trabalho no atual momento de pandemia.

Fonte: MVM/Ibram

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31