DISTRITO FEDERAL, Brasília - Encontros acontecem de forma virtual, de 26 a 28 de julho


As baianas acompanham o Rei e a Rainha, personagens símbolo da realeza no Maracatu Nação (Crédito: Isabel Guillen)

De 26 a 28 de julho, a Superintendência do Iphan em Pernambuco realiza oficinas de salvaguarda do Maracatu Nação com detentores deste bem cultural e instituições parceiras. Nos dias 26 e 27, as atividades acontecem entre 14h e 17h. Já no dia 28, as discussões começam às 8h e se estendem até às 17h, com intervalo para almoço. As oficinas acontecerão em formato virtual.

Na ocasião, serão definidas diretrizes, metas e ações que irão compor o Plano de Salvaguarda do Maracatu Nação, instrumento fundamental para a política de salvaguarda desse Patrimônio Cultural do Brasil. Fruto do esforço conjunto com instituições parceiras, tais oficias são resultado da mobilização social e do planejamento democrático e participativo no âmbito do processo de promoção à sustentabilidade do Maracatu Nação.

Em 2014, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, inscreveu o bem no Livro de Registro das Formas de Expressão da Autarquia. Essa forma de expressão cultural apresenta um conjunto musical percussivo a um cortejo real, evocando as coroações de reis e rainhas do antigo Congo africano. Os grupos apresentam um espetáculo repleto de simbologias e marcado pela riqueza estética e pela musicalidade. O momento de maior destaque consiste na saída às ruas para desfiles e apresentações no período carnavalesco.

As oficinas contam com a presença de detentores da Associação dos Maracatu Nação de Pernambuco (Amanpe) e da Associação dos Maracatus de Olinda (AMO). Também participam representantes das instituições parceiras, como Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife/Fundação de Cultura da Cidade do Recife; Secretaria de Cultura, Patrimônio, Turismo da Prefeitura de Olinda; Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Igarassu; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade de Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes; Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe e Coordenadoria de Cultura Popular da Secretaria Estadual de Cultura (Secult PE).

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31