MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O Museu Casa Guimarães Rosa realiza mais uma edição do Museu Convida

Desta vez, o convidado é artista mineiro Mário Soares, que vai conversar um pouco mais sobre a exposição temporária “Memórias de Minas Gerais”, atualmente em cartaz no Museu. A conversa virtual acontece na terça-feira (27), às 20h, com transmissão pelo Instagram do museu (@museucasaguimaraesrosa). A mediação é de Ronaldo Alves, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa.

Na exposição em cartaz no Museu Casa Guimarães Rosa foram selecionados 18 trabalhos intitulados "Memórias de Minas Gerais", que são alusivos ao Brasil profundo, tema tão caro ao escritor cordisburguense João Guimarães Rosa.

Mário Soares é natural de Bocaiúva, cidade localizada no norte de Minas Gerais, na bacia do Rio Jequitinhonha. É designer de moda, formado na Escola de Belas Artes da UFMG em 2017, com carreira profissional no ramo da estamparia têxtil, habilidade a partir da qual desenvolveu a técnica empregada nos seus trabalhos artísticos - a impressão digital em tecido - que confere uma linguagem contemporânea às suas obras.

O artista mineiro teve oportunidade de passar uma temporada na Itália e de morar um período em Curitiba, onde criou o estúdio de estampas Rapó Creative. Entretanto, sua inspiração sempre esteve ligada a suas origens mais profundas, nascidas de sua trajetória como filho de agricultores, morador do sertão, ouvinte e contador de estórias. Suas telas são marcadas por cenas bucólicas das comunidades interioranas e seu traço é delicado, assim como os muitos detalhes nelas presentes. Assim, ele “pratica seu estilo”, tendo a matéria rural como sua maior referência.

Em sua cidade natal, Mário mantém uma galeria de arte, onde criou um ambiente de resgate da memória local e de contação de estórias, enfatizando sua paixão pela narrativa. Atualmente, a Galeria Mário Soares se consolida como ponto de encontro e convergência de profissionais e apreciadores da cultura, o que contribui sobremaneira para a formação de público, difusão de técnicas e fazeres artísticos, além de apoiar ações de preservação de acervos de cunho regional.

Serviço
Museu Guimarães Rosa Convida Mário Soares
Tema: Exposição temporária “Memórias de Minas Gerais”
Data: 27 de julho de 2021 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31