BAHIA, Salvador - Para celebrar o relançamento do projeto de Conservação e Acessibilidade à Coleção do ex-governador Francisco Góes Calmon, o Museu Eugênio Teixeira Leal realizará na próxima quinta-feira (09), às 15h, em seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/museueugenioteixeiraleal), uma live sobre “A Vida e Obra de Francisco Góes Calmon”, apresentada por Angelo Calmon de Sá, neto do ex-governador baiano

Francisco Góes Calmon, nascido em Salvador, foi jurista, banqueiro, professor e político, sendo ex-governador da Bahia de 1924 a 1928. Em parceria com Anísio Teixeira, disseminou o ensino médio no interior da Bahia e foi um dos fundadores do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

O Arquivo Histórico, do Museu Eugênio Teixeira Leal, é guardião de 11 metros lineares de documentos, que revelam e testemunham fatos importantes da história da Bahia e do Brasil, nos seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Assim custodia coleções de valor arquivístico bastante relevantes, como o arquivo de Innocêncio Calmon, arquivo de Miguel Calmon Sobrinho, arquivo do Prof. José Calasans Brandão da Silva, arquivo de Paulo Maciel, dentre outros. Desse conjunto de documentos destaca-se a Coleção Governador Francisco Marques de Góes Calmon, objeto dessa premiação.

A concretização deste projeto, diz Luiz Carlos de Andrade Ribeiro, diretor Presidente da Fundação Econômico Miguel Calmon, “possibilitará o acesso à informação, contribuindo com a educação, através de documentos inéditos e de grande valor histórico e social que ficarão à disposição de pesquisadores, estudantes e da comunidade em geral”, o que considera mais uma ação relevante desta Instituição.

Esta ação é decorrente de premiação com apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon, (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o Museu Eugênio
Localizado no Pelourinho, o Museu Eugênio Teixeira Leal, completa 37 anos em 2021, prestando relevantes serviços socioeducativos e culturais à Bahia, através do desenvolvimento de ações integradas, e de modo interdisciplinar, pelo seu Arquivo Histórico, Biblioteca Innocêncio Calmon, Cineteatro Francisco Góes Calmon, Galeria Francisco de Sá, Galeria Prof. José Calasans e Laboratório de Conservação Frank Sá.

Programa Aldir Blanc Bahia
Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado.

Serviço
Exposição Virtual e Palestra sobre arquivo da família Calmon. Documentação, história e cultura da Bahia.
Data: 9 de setembro de 2021
Horário: às 15h
Local: www.youtube.com/museueugenioteixeiraleal

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31