MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Série "Baroque in Rio" é exibida em três episódios da atração, a partir de domingo (19)


Baroque in Rio – Encontros musicais em Noailles (divulgação: Instituto Musica Brasilis)

O Harmonia, programa dedicado à música clássica, festeja 16 anos. Para celebrar a data, exibe a série "Baroque in Rio". A música barroca é apresentada por musicistas nas cidades de Tiradentes, Rio de Janeiro e as francesas Saint-Germain-en-Laye e Fresnes. Edificações que são patrimônio servem de palco para os espetáculos que têm, como plateia, o público que acompanha a atração da Rede Minas.

A música e a arquitetura caminham juntas através dos séculos. Imagine acompanhar esse universo de dentro de um hotel, na França, onde estiveram hospedados Mozart e Bach. Essa é a experiência que o primeiro episódio da série traz. Na atração, um quarteto interpreta obras desses compositores que por ali passaram, além de peças dos franceses Couperin, d'Anglebert e Marais. Além da apresentação, o programa ainda traz Françoise Brissard, proprietária do hotel Noailles, em Saint-Germain-en-Laye. Ela relembra a história e revela curiosidades do local construído entre 1678 e 1682 que foi sede de intensa atividade musical na região parisiense. O episódio "Encontros musicais em Noailles" com Olivier Baumont e Aurélien Delage, no cravo; Julien Chauvin, no violino; e Atsushi Sakai, na viola da gamba vai ao ar, neste domingo (19), às 14h.

A festa de 16 anos do programa Harmonia continua. No dia 26 a atração mostra um concerto em comemoração à independência do país com Rosana Lanzelotte, Tomaz Soares e Marcus Ribeiro interpretando obras de D. Pedro I, José Maurício Nunes Garcia, Marcos Portugal e Sigismund Neukomm. O espetáculo conta com narração do ator Adam Lee, que interpreta o primeiro imperador do Brasil direto da igreja Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro.

Na semana seguinte (03/10), a cidade mineira Tiradentes e a francesa Fresnes são cenários de apresentações dos organistas Robson Bessa e Jean-Luc Ho. Os musicistas interpretam obras de Pablo Bruna, Manuel Rodrigues Coelho, Alessandro Scarlatti, Carlos Seixas, Antonio de Cabezón e Johann-Sebastian Bach nas igrejas Matriz de Santo Antônio, em Minas Gerais, e Igreja de Saint-Éloi, na França.

A série "Baroque in Rio", produzida pelo Instituto Musica Brasilis, vai ao ar em comemoração ao aniversário do programa Harmonia, da Rede Minas. O primeiro episódio "Encontros musicais em Noailles" é exibido neste domingo (19), às 14h. O público pode acompanhar pela TV e também, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.


Baroque in Rio – Encontros musicais em Noailles (divulgação: Instituto Musica Brasilis)

SERVIÇO
Programa Harmonia – 16 anos
Série "Baroque in Rio", realizada pelo Instituto Musica Brasilis
*19/09 – "Encontros musicais em Noailles" (Saint-Germain-en-Laye, França)
Olivier Baumont, Aurélien Delage, Julien Chauvin e Atsushi Sakai
*26/09 – "Música da independência" (Rio de Janeiro)
Rosana Lanzelotte, Tomaz Soares e Marcus Ribeiro
*03/10 – "Órgãos ibéricos viajantes" (Tiradentes – MG, e Fresnes, França)
Robson Bessa e Jean-Luc Ho

COMO SINTONIZAR
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

Fonte: Rede Minas

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31