MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O Espaço do Conhecimento UFMG realiza no sábado, 25 de setembro de 2021, a partir das 10h, a oficina virtual A comunicação com surdos nos museus

A atividade, oferecida no âmbito do projeto Sábado com Libras, tem 30 vagas abertas e não exige conhecimento prévio sobre a linguagem dos sinais. As inscrições são gratuitas, e os interessados devem preencher formulário eletrônico.

A oficina marca as comemorações do Dia Nacional do Surdo (domingo, 26) e integra o movimento Setembro Azul, que valoriza as conquistas da comunidade surda brasileira. Na atividade deste mês, será abordada a importância da acessibilidade nos espaços culturais e as formas de promovê-la.

O evento também vai apresentar ao público alguns termos e expressões próprios da linguagem dos museus na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade será realizada na plataforma Zoom e ministrada em português e em Libras, pelo Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento.

Detalhes do evento estão no site do Sábado com Libras.


Antes da pandemia do novo corona vírus, as oficinas presenciais eram realizadas às quinta feiras (Arquivo Espaço de Conhecimento UFMG)

Encontros sobre Libras
O projeto, que se chamava Quinta com Libras, teve início em abril de 2015. O objetivo é oferecer a oportunidade para as pessoas que estudam ou são fluentes em Libras usarem o Espaço do Conhecimento como ambiente de encontros e trocas. Desde novembro de 2015, o museu promove oficinas mensais na Língua Brasileira de Sinais, com os temas astronomia, desenho, teatro e música.

Devido aos protocolos de distanciamento relacionados à pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para dar continuidade ao projeto, o Espaço do Conhecimento realiza o Sábado em Libras em seus perfis nas redes sociais.

Os interessados podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias em Libras e outros conteúdos no canal do Espaço no YouTube. No Instagram, há vídeos em que são ensinados os sinais correspondentes a diversas palavras e expressões.

Fonte: UFMG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31