RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Programa da SECECRJ garante acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social e cultural a equipamentos do estado


Foto: Crédito Leonardo Ferraz/SECECRJ

Lançado há menos de quatro meses, o programa Passaporte Cultural RJ já atingiu o número de mil acessos gratuitos a equipamentos culturais fluminenses. Para comemorar a marca, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promoveu nesta quinta-feira (30), no Unicirco, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, uma edição especial para estudantes da rede pública de ensino de vários municípios. A cerimônia, que contou apresentações circenses da companhia do ator Marcos Frota, teve a presença da secretária Danielle Barros.

O Passaporte Cultural RJ é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, que promove a democratização do acesso à cultura em todo o Estado do Rio. O objetivo do programa é proporcionar à população em situação de vulnerabilidade social e cultural ingresso a museus, teatros, casas de espetáculo, entre outros equipamentos, para garantir maior difusão de conhecimento, diversão e integração social.

"Este programa que acaba de nascer, já é forte e potente e tem no seu DNA o desejo de transformar a vida das pessoas. Esse resultado é um mérito de todos os representantes das instituições parceiras e dos servidores da Secretaria que se empenharam para que o Passaporte virasse uma realidade e mude para melhor a vida das pessoas", afirmou a secretária Danielle Barros.

Responsável por comandar o Unicirco, o ator Marcos Frota, que comemorou seu aniversário no espaço cultural junto com as crianças e o programa, afirmou que o acesso à cultura muda a vida das pessoas.

"Para nós, receber o público no circo é motivo de satisfação. É mãe de todas as artes acessíveis para todos e agora com o Passaporte Cultura teremos mais público com acesso ao circo, valorizando a cultura do picadeiro. Parabéns ao Governo do Estado pela sensibilidade com a arte em todo estado", afirmou.

Passaporte Cultural com parceiros
Além do próprio Unicirco, a Escola da Cultura RJ já firmou parceria com diversas instituições para promover visitas periódicas de estudantes de escolas públicas e outras pessoas atendidas por ONGs e órgãos públicos voltados para a assistência, educação e cultura. Além da entrada gratuita, os beneficiários de diversos municípios do estado podem contar em casos especiais com transporte para irem aos equipamentos, através de parceria com o Detran-RJ.

Os demais locais de visitação são: Theatro Municipal, Imperator, Biblioteca Parque Estadual (Centro), Aquario, Museu do Amanhã, MIS - Museu da Imagem e do Som, Parque Lage, MAR - Museu de Arte do Rio, Museu Naval, Espaço Cultural da Marinha e Museu do Flamengo. Eventos incentivados pela SECECRJ, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também estão cedendo ingressos para o programa.

A cerimônia contou com a presença do deputado federal Aureo Ribeiro, que parabenizou a Secretaria pela concretização do programa. "A gente vai dar uma virada muito grande no nosso país. Nosso Brasil é gigante, é criativo. Nosso Brasil tem um povo que trabalha, que acredita, que sonha e que faz cultura o tempo todo. Por isso, dou os parabéns à Secretaria por esse programa", disse o parlamentar.

"Esse resultado superou nossas expectativas, tendo em vista que ainda estamos numa fase inicial do programa. A procura tem sido muito grande e estamos buscando ampliar nossas parcerias com o objetivo de atender ao máximo possível de pessoas", afirmou a subsecretária adjunta e diretora da Escola, Cláudia Viana.

Na plateia, havia grupos de diversos municípios. Cleyde Ramos Ferreira Gomes, diretora adjunta da Escola Municipal Praia Grande, de Mangaratiba, levou 11 crianças que nunca tinham ido a um circo. "Praia Grande é considerada rural e em Mangaratiba não tem circo. Eles ficaram muito felizes e queriam até mais", contou a diretora.

Para entrar em contato com a equipe do Passaporte Cultural RJ, é preciso enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. As visitas ocorrem tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana.

Fonte: SECEC RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31