SANTA CATARINA, Florianópolis - Estão abertas as inscrições gratuitas para o Seminário Museus, Memória e Museologia LGBT+ Resistências, que acontece em plataforma online de 19 a 22 de outubro de 2021

A proposta é discutir e produzir conhecimento atualizado sobre museus, memória e Museologia quando em conexão com populações com identidade de gênero e sexualidade dissidentes da matriz branca e cisheterossexual. Para tal, o evento conta com a presença de pessoas que se posicionam contra o racismo e LGBTfobia por meio de reconhecida produção intelectual, artística, ativista e atuação profissional no campo da Museologia LGBT+.

O evento une o IV Museus e Resistências, promovido pelo bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) e Museu Victor Meirelles, e o III Seminário Brasileiro de Museus, Memória e Museologia LGBT, promovido pela Rede LGBT+ de Memória e Museologia Social e pela Revista Memória LGBT+. Esta edição conta com o apoio do Museu da Inclusão e do Museu da Diversidade, além do Grupo de Pesquisa Museologia, Arqueologia, História e Sexualidade (MusAH+Sex). Haverá certificado (24h) mediante participação mínima de 75% das atividades. Inscrições e mais informações em www.even3.com.br/memorialgbtresistencia/

PROGRAMAÇÃO
19 de outubro, terça-feira
19h - Abertura

Palestrantes:
Thainá Castro - Museóloga, Docente do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Tony Boita - Editor-chefe da Revista Memória LGBT
Jean Baptista - Integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
Jezulino Lúcio Braga - Integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
Rafael Muniz - Museólogo no Museu Victor Meirelles

Representantes do Museu da Diversidade, do Museu da Inclusão e do Museu de Arqueologia da UFSC
19h30min às 21h30min - Live de Abertura
Dandara Manoela - Cantora e compositora

20 de outubro, quarta-feira
14 às 17h - Conferência de abertura
Palestrante: Judite Primo - Doutora em Educação, Mestre e Licenciada em Museologia. Titular da Cátedra UNESCO "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural".

Mediação:
Thainá Castro - Museóloga, Docente do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenadora do projeto Política de Acervo do Museu da Diversidade e integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.

19 às 21h30min - Mesa 1: Museus Comunitários e Museologia LGBT
Descrição: Que ações e preocupações permeiam os museus comunitários e iniciativas em memória social quando envolvidos com uma Museologia LGBT?

Palestrantes:
Rafael Machado - Museólogo, Mestrando pelo PPGMUSEU - UFBA, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), pesquisador do Grupo de Pesquisa Observatório da Museologia da Bahia (UFBA), Integrante da CasAmor LGBT+ e integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
Viviane Rodrigues - Relações Públicas e Artesã Afroempreendedora. Cursa Mestrado em Intervención Social, Cultura y Diversidad na Universidad Pablo de Olavide (Espanha). Participa da Rede LGBT de Memória e Museologia Social. Atualmente é Relações Públicas do Centro de Estudos e Pesquisa Afro Alagoano Quilombo e do Museu Cultura Periférica.
Sidney Tartaruga - Mestre de Capoeira, Produtor Cultural e Diretor Cultural do Museu de Favela (MUF/RJ).
Déborah Sabará - Associação Gold e Ponto de Memória Aquenda as Indacas.
Lirous K'yo Fonseca Ávila - Assistente Social (UFSC), DJ e ativista

Mediação:
Valdemar de Assis - Museólogo, especialista em Arte Educação e Linguagens Artísticas Contemporâneas, Mestre em Educação (UFSC) e doutorando em Educação na linha Sociologia e História da Educação (UFSC). Atuou na criação da Política Nacional de Museus (PNM). Atualmente é Professor efetivo do Curso de Graduação em Museologia da UFSC. É membro da Associação de Educadoras Negras e Educadores Negros de Santa Catarina (AENSC) e do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de Santa Catarina.

21 de outubro, quinta-feira
14 às 17h30min - Mesa 2: Novas Vozes
Descrição: Roda de conversas – "Quais os novos nomes que estão a surgir pelo Brasil a partir de produções que abordam a Museologia LGBT?"

Palestrantes:
Victoria Lobo - Museóloga (UFG) e artista plástica, curadora da exposição "Museologia Sapatão".
Caio Tedesco - Transhomem, transativista, professor de história, pesquisador, mestrando pelo PPGH/UFRGS e historiador do MUTHA - Museu Transgênero de História e Arte do Brasil. Também integra: o CLOSE - Centro de Referência da História LGBTQIAP+ do Rio Grande do Sul; o GENHI - Grupo de Estudos de História e Gênero do IFCH/UFRGS; e o HTA - Homens Trans em Ação - RS
Gabe Macedo (ou Simone Demoqueen) - Artista e transformista, graduado em Museologia (UnB) e presidente da Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina-DF. Fundador da Casa de Lafond, coletivo multiartÍstico de composição negra. É também pesquisador da Cultura Ballroom, fato que inspira e influencia diretamente suas pesquisas na área de memórias e vivências LGBTQ afro-diaspóricas, voltada principalmente ao resgate de saberes, fazeres e existência destas vidas.
Alex Padilha - Museólogo (UFSC)
Vitú de Souza - Graduando em Museologia (UFMG), músico, fotógrafo e produtor. É artista do Coletivo/Cia Erês - Mensageiras dos Ventos e do Grupo de Samba de Coco - Coquistas de Tia Toinha, e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Raças, Gêneros e Performances (NUPERGEPE - Coletivo Erês). Também participa do Projeto Corporeidade e encabeça a articulação da Rede Museologia Kilombola no sudeste do Brasil

Mediação:
Jean Baptista - Historiador com estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos de Gênero e Sexualidade da McGill University, Professor do Programa de Pós-Graduação em História do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do bacharelado em Museologia da UFG. Integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
19 às 21h30min - Mesa 3: Gestão e Museologia LGBT

Palestrantes
Felipe Areda - Antropólogo, Presidente do Instituto LBGT+ e integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social
Tony Boita - Museólogo, Antropólogo e Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenador e editor da Revista Memória LGBT e integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
Leticia Bauer - Historiadora com atuação na área de Museus e Patrimônio Cultural. Foi pesquisadora do Iphan, dirigiu o Museu das Missões (Ibram), foi pesquisadora e coordenadora executiva do Projeto Victor Meirelles - Memória e Documentação. Integra o corpo editorial da Revista Eletrônica Ventilando Acervos (Museu Victor Meirelles). É Mestre e Doutora em História (UFRGS), com período de doutorado sanduíche na Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (bolsa CAPES). É diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (SMC/PMPA).
Ian Habib - Performer, artista, escritor e pesquisador. Bacharel em Artes Cênicas (UFMG/UFRGS). Mestre em Dança (CAPES/UFBA) com o projeto Corpos Transformacionais. Investiga Dança Butô, Performance e Gênero, com ênfase nas poéticas e políticas das transformações corporais e alterações dos estados da matéria, através de estudos sobre processos de cura, êxtase, memória, arquivos e ritualidade. Ganhou o Prêmio Açorianos de Dança 2015. Criou o Museu Transgênero de História e Arte (Financiado pelo Memorial Minas Vale, Funceb Aldir Blanc e Trajetórias Culturais Sirley Amaro). Coordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do grupo de pesquisa NuCus (POSCULT/UFBA). Criou e produz o Desmonte Seminário e o ABCDário Desmonte.
Anahí Guedes de Melo - Mestre e doutora em Antropologia Social (UFSC) e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma universidade. De 2011 a 2019 foi pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), do Departamento de Antropologia da UFSC. Atualmente é pesquisadora colaboradora vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED), do Departamento de Psicologia da mesma universidade. É também pesquisadora associada da Anis - Instituto de Bioética, com sede em Brasília; membro do Grupo de Estudos Antropologia e Deficiência (GEAD/UFRGS); coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); e membro do GT Estudios Críticos en Discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Mediação
Rafael Muniz - Graduado em Museologia pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Museólogo no Museu Victor Meirelles e Coordenador do Grupo de Estudos Política de Acervos.

22 de outubro, sexta-feira
14 às 17h30min - Mesa 4: Ensino, Pesquisa e Extensão de Museologia LGBT
Descrição: Roda de conversas. "Quais as atividades de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidas sobre Museologia LGBT?"

Palestrantes:
- Jean Baptista - Historiador com estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos de Gênero e Sexualidade da McGill University, Professor do Programa de Pós-Graduação em História, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do bacharelado em Museologia da UFG. Integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
- Jezulino Lúcio Braga
- Marlise Giovanaz - Doutoranda em Museologia (Universidade do Porto) e Professora no Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Camila Moraes Wichers - Historiadora, Museóloga e Arqueóloga, Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da (UFG) e do Bacharelado em Museologia da UFG, integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social
- Thainá Castro - Museóloga, Docente do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenadora do projeto Política de Acervo do Museu da Diversidade e integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
- Geanine Escobar - Restauradora e Conservadora, doutoranda do Programa Doutoral em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (Capes), doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
- Clovis Britto - Pós-Doutor em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Doutor em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Portugal, e Doutor em Sociologia (UnB). Mestre em Sociologia (UFG) e Mestre em Museologia (UFBA). Professor Adjunto III da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) no Curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Museologia (2020-2023). Integra os Grupos de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB), Museologia, Patrimônio e Memória (UnB), História Regional: Manifestações Artísticas e Patrimônios Culturais (UEM) e Observatório da Museologia na Bahia (UFBA).

19 às 21h - Mesa de avaliação: Museologia LGBT e resistências

Palestrantes
- Jean Baptista - Historiador com estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos de Gênero e Sexualidade da McGill University, Professor do Programa de Pós-Graduação em História, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do bacharelado em Museologia da UFG. Integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social
- Tony Boita - Museólogo, Antropólogo e Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenador e editor da Revista Memória LGBT e integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
- Thainá Castro - Museóloga, Docente do Bacharelado em Museologia (UFSC), coordenadora do projeto Política de Acervo do Museu da Diversidade e integrante da Rede LGBT de Memória e Museologia Social.
- Renata Padilha - Professora Adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Coordenadoria Especial de Museologia e colaboradora do Programa de Pós-graduação em ciência da informação, ambas da UFSC. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UFSC. Graduada em Museologia (UFPel). Atua principalmente nos seguintes temas: documentação museológica, gestão de acervos, sistematização e disponibilização de acervos, reprodução digital, exposição virtual, comunicação museológica.

21 às 21h30min - Anúncio da próxima sede do evento

Participação do representante institucional do próximo evento, com mediação da museóloga Thainá Castro, Docente do Bacharelado em Museologia da UFSC.

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES
https://www.even3.com.br/memorialgbtresistencia/

Mais informações
Museu Victor Meirelles/IBRAM/Secult/Ministério do Turismo
Rua Victor Meirelles, nº 59 - Centro - Florianópolis - Brasil
Fone: +55 (48) 3222-0692 / 99174-7661
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/
Facebook: facebook/museuvictormeirelles
Instagram: @MuseuVictorMeirelles
Youtube: http://bit.ly/museuvictormeirelles

Fonte: MVM

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31