MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Estudantes podem receber créditos por suas participações em espetáculos e visitas a museus e exposições; matrículas serão abertas no dia 14


Algumas das disciplinas do segundo semestre de 2021 promoverão a produção de peças gráficas e desenhos (Foca Lisboa | UFMG)

A Formação Transversal (FT) em Culturas em Movimento e Processos Criativos, organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), ofertará, no segundo período letivo, nove disciplinas, que contemplam as áreas de artes cênicas, projetos, design, fotografia, música, comunicação e performance.

Pela primeira vez, o passaporte cultural (modalidade em que o estudante pode assistir a apresentações artísticas e culturais e transformá-las em créditos) e os seminários transversais serão ofertados como disciplinas. A mudança na grade amplia o acesso dos estudantes às duas modalidades.

Por meio do passaporte cultural, os estudantes podem ser creditados por suas participações em espetáculos e visitas a museus e exposições de instituições parceiras da DAC. No caso dos seminários transversais, os créditos são obtidos mediante a presença em seminários, oficinas, workshops e outras atividades formativas. A frequência nos eventos deve ser registrada pelo aluno, de acordo com as orientações e os critérios estabelecidos pela formação, e será validada após a devida apuração da comissão coordenadora.

Interdisciplinaridade
A FT em Culturas em Movimento e Processos Criativos, que é ofertada pela DAC desde 2016, propõe modos de experimentação, criação e discussão sobre as culturas e as artes, de forma a articular extensão, ensino e pesquisa, assim como investir na formação cultural, artística, cidadã e crítica dos estudantes.

As disciplinas do segundo semestre de 2021 reforçam a importância da interdisciplinaridade e abordam temas de relevância acadêmica e social. A nova disciplina Planejar para a liberdade – ateliê de objetos cibernéticos de segunda ordem, por exemplo, propõe investigar a ideia de liberdade por meio da construção de objetos, focando nas possibilidades democráticas dos conceitos cibernéticos e nas diferentes linguagens dentro do campo de conhecimento do aluno.

Além de objetos físicos, poderão ser elaborados textos, peças gráficas, partituras, esculturas, desenhos, mecanismos, circuitos eletrônicos, códigos de programação, entre inúmeras outras possibilidades.

Matrículas
As matrículas poderão ser feitas a partir de 14 de outubro, e há prazos específicos para alunos de graduação, pós-graduação e para o público externo. Graduandos devem fazer o requerimento on-line pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) durante a terceira fase da matrícula, nos dias 14 e 15 de outubro. Pós-graduandos têm até o dia 19 do mesmo mês para enviarem o requerimento de matrícula para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Caso haja vagas, os interessados que não estudam na UFMG podem solicitar a matrícula em disciplina isolada até 21 de outubro.

Fonte: UFMG (Com Assessoria de Comunicação da DAC)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31