RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Centro Cultural do Méier terá apresentação com gêneros típicos aliados a técnica clássica, com coreografias executadas por dançarinos cariocas


Foto: divulgação

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vai realizar em parceria com o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro uma celebração da dança mexicana no Centro Cultural João Nogueira – Imperator, no Méier. Entre os dias 13 e 16 de outubro (de quarta a sábado), serão oferecidas oficinas dessa arte folclórica do país latino-americano numa fusão com o clássico. Parte dos integrantes das turmas será selecionada para uma apresentação nos dias 16 e 17 (sábado e domingo), às 11h.

O projeto “Bello México” é fruto da dedicação do professor Oscar Escobedo ao estudo sobre as tradições de dança de seu país e sua busca por dar projeção internacional a essa riqueza cultural. O show transporta o público ao passado, mostrando as raízes dessa arte desde a civilização Asteca. A apresentação fará um passeio também pelos diferentes gêneros que são praticados nos estados desse país. Os quadros incluem o carnaval de Veracruz, o misticismo do povo Yaqui, e o alegre ritmo do Jalisco, já imediatamente identificado com o país por qualquer estrangeiro.

“O palco do Imperator é o local ideal para a realização dessa oficina e para essa maravilhosa exibição das tradições da dança mexicana. Temos um espaço generoso capaz de deixar todos os participantes à vontade, celebrando mais uma parceria realizada pela Secretaria”, disse a secretária Danielle Barros.

As vagas para a participação nas oficinas já estão esgotadas. Entre os participantes, de três a cinco casais serão selecionados para dançarem coreografias idealizadas por Escobedo para o Ballet de Espectáculos Libertadores. Os ingressos para assistir à exibição são gratuitos, mas é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível a quem comparecer e os donativos serão destinados para a Associação Cristã de Apoio à Criança (ASCAC). Para requerer sua entrada, é preciso preencher o formulário no link.

Oscar Escobedo, nascido no México, formou-se dançarino de dança folclórica e estudou coreografia e cenografia. Ele em 17 anos de carreira e atualmente dirige o Balé de Espetáculos Libertadores, com sede em Los Cabos, Baja California Sur. Escolbedo dirigiu produções em diversos países da América Latina, como Chile, Venezuela, Argentina e Cuba.

Serviço
Espetáculo “Bello México”
Local: Centro Cultural João Nogueira – Imperator
Datas: 16 e 17 de outubro
Coreógrafo: Oscar Escobedo Estrada
Companhia: Ballet Libertadores
Horário: das 11h às 12h
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Link para aquisição de ingressos: https://forms.gle/g8J8DTSZV9bZYobr8
Entrada: doação de um quilo de alimento não perecível

Fonte: SECEC RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31