MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Faop apresenta “Mapas da mutação: viajando pela américa latina” e “Memorial sangue da nossa terra” a partir de 22/10

A Galeria de Arte Nello Nuno, que pertence à Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), apresenta, gratuitamente, no âmbito do Plano Descentra Cultura, as exposições “Mapas da mutação: viajando pela América Latina”, de Tôto, e “Memorial sangue da nossa terra”, de Estherfyson Dias, com abertura nesta sexta-feira, 22/10, às 18h, respeitando as orientações de segurança contra a Covid-19.

Os trabalhos que compõem a mostra do artista Andrés Testagrossa, o Tôto, são uma pequena seleção de desenhos que foram realizados desde janeiro de 2013 até o presente, criados durante uma viagem pela América Latina, por cidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Peru. Tôto começou a desenhar quando saiu de Buenos Aires, sua cidade natal, e começou a viajar pela América Latina com seu projeto Em Trânsito, com a meta de criar eventos culturais para a criação artística.

O artista afirma acreditar na arte como uma forma de gerar encontros, novos significados, novos símbolos e por isso está animado com o início da exposição. “Uma das obras principais da coleção é como se fosse um mapa, e representa um pouco disso, como refletir na união, nessa ideia da pátria grande, da América Latina se manter unida e criar uma nova forma de existência que é um pouco da proposta desses desenhos”, explica.

Já o “Memorial sangue da nossa terra” traz ao público um painel pictórico e fotografias sobre os crimes ambientais e humano ocorridos nas cidades de Mariana/MG e Brumadinho/MG, que carregam, por meio de suas imagens, elementos simbólicos dos efeitos causados pela lama e pela exploração desenfreada sobre a natureza.

Estherfyson, que vive em Mariana, realiza trabalhos que transitam entre o corpo e a natureza, utilizando da composição imagética e permeando discussões sobre identidade, memória e meio ambiente. “Estou muito feliz pela oportunidade de estar expondo na Faop, na cidade em que cresci e desenvolvi boa parte do meu olhar artístico. Foi aqui que tive o primeiro contato com arte e agora estou fazendo a minha primeira exposição solo”, revela o artista.

As exposições acontecem até o dia 21 de novembro e podem ser visitadas de terça a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 13h às 17h; na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto, gratuitamente.

Medidas de segurança no enfrentamento à pandemia
As novas exposições na Galeria de Arte Nello Nuno continuarão respeitando os protocolos do plano Minas Consciente — proposta criada pelo Governo de Minas Gerais para a retomada das atividades econômicas em meio a pandemia do novo coronavírus.

Entre as medidas que serão adotadas estão:
- distanciamento;
- uso obrigatório de máscara de proteção;
- uso do álcool em gel e termômetro;
- limpeza dos espaços.

Serviço
Exposição Sala 01: Memorial sangue da nossa terra
Artista: Estherfyson Dias
Exposição Sala 02: Mapas da mutação: viajando pela América Latina
Artista: Tôto
Data: 22/10/2021 a 21/11/2021
Local: Galeria de Arte Nello Nuno - Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, Ouro Preto - MG
Visitação: Terça a sexta — 9h às 12h e 13h às 17h / Sábado e domingo — 13h à 17h
Entrada Franca

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31