RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Mostra Dante...Vale usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio para exaltar a Divina Comédia, obra épica que há 700 anos inspira artistas do mundo inteiro


Fonte: https://dantevale.com.br/

Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio, segue em cartaz no Palácio Tiradentes, com entrada gratuita.

Cariocas e turistas terão mais tempo para conferir, gratuitamente, a exposição Dante...Vale, que homenageia o poeta italiano Dante Alighieri. Ela ficará em cartaz até o dia 30 de janeiro no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), no Centro do Rio.

Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, a mostra foi inaugurada em outubro do ano passado e fez parte das inúmeras celebrações, realizadas mundialmente, que marcaram os 700 anos de morte do Poeta Supremo, reconhecido como o pai da língua italiana.

A exposição visual usa linguagem bem conhecida pelos brasileiros, a carnavalesca, para retratar uma das obras literárias mais famosas e importantes da humanidade. "A Divina Comédia".

'Dante...Vale' vem da junção do primeiro nome do poeta à abreviação da palavra italiana carnavale. Traduzido em português, significa "o carnaval de Dante". A exposição usa a sátira carnavalesca para exaltar, uma das obras literárias mais famosas do mundo.

Na mostra, a épica obra dantesca é retratada por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana com 148 anos de tradição da festa popular.

De forma satírica, as obras dos mestres carnavalescos de Viareggio imprimem uma releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, purgatório e paraíso dantescos narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.


Cônsul-geral da Itália durante a inauguração da exposição 'DanteVale' (Foto: divulgação)

Pai da língua italiana
Dante Alighieri é reverenciado na Itália como o "Poeta Supremo" por causa da sua obra-prima, que contribuiu para o nascimento da língua italiana. A literatura medieval era escrita em latim, mas ele escolheu o dialeto toscano para redigir A Divina Comédia, lançando assim as bases do italiano moderno.

O sucesso da obra inspirou outros autores da Idade Média, como Petrarca e Boccaccio, a também utilizarem o dialeto toscano. Por conta disso, Dante é reconhecido como o pai da língua italiana.

A entidade criada para difundir a língua e a cultura italiana mundialmente foi batizada Sociedade Dante Alighieri. Atualmente, a Itália planeja instalar em Florença, cidade natal do poeta, o Museu da Língua Italiana.


Mostra 'Dante...Vale' em cartaz na Alerj (Foto: divulgação)

Serviço
Exposição: Dante...Vale

Onde: Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - Rua Primeiro de março, s/n – Praça XV – Centro
Quando: Até 30 de Janeiro de 2022 - De segunda a sábado, das 10h às 17h.
Mais informações: https://dantevale.com.br/ / @italyinrio (Twitter, Instagram e Facebook)

Fonte: Consulado da Itália RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31