RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - "O Poder dos Museus". Este é o tema da 20ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio


Fonte: https://www.mvim.com.br/

O Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM) em parceria com o Museu Villa-Lobos (MVL) promoverão evento para apresentar ao público o projeto Museu Virtual de Instrumentos Musicais: espaço de convergência de acervos e conhecimento. Concebido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com financiamento da FAPERJ, o MVIM está completando 10 anos. O projeto se dedica à pesquisa, catalogação, fotografia, registros de áudio e vídeo dos instrumentos do acervo do MVL além de outros sete instrumentos de percussão utilizados nas músicas do compositor Villa-Lobos que ainda não constavam do acervo. Dinâmico e em permanente expansão, preserva a memória reunindo acervos nacionais e internacionais – Museu Delgado de Carvalho, Museu Villa Lobos, Museu Geelvinck, Instituto Moreira Salles.

A programação da 20ª Semana Nacional de Museus reunirá, no Museu Villa-Lobos (Rua Sorocaba nº 200, Botafogo), uma exposição dos instrumentos musicais do MVL, rodas de conversa e performances musicais. No dia 16, às 12h, com uma roda de conversa reunirá o percussionista e luthier Tiago Calderano e o luthier Mayo Pamplona, que restaurou o violão que pertenceu a Villa-Lobos. Em seguida, concerto com a violonista Maria Haro com a participação especial do violonista Turíbio Santos. A programação segue com a inauguração da exposição “A percussão em Villa-Lobos”, que reunirá instrumentos de percussão tipicamente brasileiros utilizados por Villa-Lobos em suas composições.

No dia 17, dedicado ao piano, ocorrerá roda de conversa com os restauradores dos pianos do MVL e concerto da pianista Sheila Zagury com a saxofonista Daniela Spielmann, quando serão tocados, de forma itinerante, os quatro pianos recém-restaurados do MVL. Fechando a semana, no dia 21, haverá apresentação do Duo Madri, composto pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro.

Fonte: FAPERJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31