RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre - Na tarde desta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, o Museu Julio de Castilhos (MJC), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), receberá importante doação de objetos para seu acervo


Peças doadas pela família de Borges de Medeiros, governador do RS por 25 anos - Foto: Doris Couto

Trata-se de uma coleção composta por 120 peças que pertenceram a Borges de Medeiros e sua bisneta Dejanira Luderitz Saldanha. A doação foi iniciativa da família, que procurou o Museu sabedora que seria o lugar mais apropriado para recebê-la.

Entre as peças que compõem o acervo estão o cortador de charutos, o mata-borrão, matriz de carimbo de cera, abridores de cartas, pratos, travessas e taças personalizadas com as iniciais do político, castiçais, 36 chaves de portas, freio, estribo, dentre outras peças e mobílias da fazenda de Borges de Medeiros.

A partir das 15h estarão no Museu Julio, a senhora Dejanira, sua irmã e o filho Pedro Saldanha, ocasião em que entregarão oficialmente o conjunto para a guarda do Museu Julio de Castilhos.

Para a museóloga e diretora do MJC, Doris Couto, o conjunto de peças é muito expressivo, não só por pertencer a Borges e seus familiares, mas especialmente por testemunhar costumes de um período do qual o MJC tem pouco acervo. Logo, servirá também para suprir lacunas acerca do século XIX.

Após a entrega oficial, as peças serão catalogadas, higienizadas e submetidas à Comissão Especial de Gestão de Acervo, a quem compete analisar a incorporação das mesmas às coleções da instituição, convertendo a doação provisória em doação definitiva.

Fonte: ASCOM | MJC EDIÇÃO: SILVIA MARTINS - ASCOM SEDAC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31