RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Sob o tema Sonhos Prix Photo Aliança Francesa, importante prêmio nacional de fotografia, abriu inscrições no dia 16 de maio 2022

O primeiro colocado ganha uma viagem para França com bilhete Air France, agenda de encontros profissionais em parceria com a rede Diagonal, a publicação do portfólio na revista francesa L’Oeil de la Photographie, além da exposição coletiva na Galeria da Aliança Francesa Botafogo com os três primeiros colocados.

O Prix Photo Aliança Francesa é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, e busca valorizar propostas artísticas originais, experimentais, sejam abstratas ou documentais, e que possam oferecer um olhar diferenciado sobre as temáticas atuais propostas pelo concurso e que representam um eco das grandes questões de nosso tempo.

Após o preenchimento online da ficha de inscrição, os participantes deverão enviar também via site, através de “upload”, a série com as 10 fotografias coloridas ou preto e branco, sob o tema “Sonhos”, proposto nesta edição e ilustrado pela foto da série “O Parto”, de Gustavo Minas, premiada no concurso em 2017. As imagens poderão ser manipuladas ou não, e devem ser enviadas no tamanho máximo de 2mb e em formato JPG, obtidas por meio de equipamento analógico (câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica) ou digital.

Ao longo da história, o sonho tem sido tema de debates científicos, filosóficos, religiosos e culturais sobre sua natureza e significados. Para Freud, os sonhos têm ligação com nossos desejos inconscientes, uma relação que se faz presente também no nosso cotidiano. Afinal, o sonho saiu do campo do imaginário individual e passou a ser um sinônimo para nossos desejos e planos no mundo real, sejam pessoais ou coletivos. Para essa edição do Prix Photo Aliança Francesa, o tema “Sonhos" propõe uma interpretação do sonho em todos os seus sentidos. Em um momento em que buscamos imaginar o futuro pós-pandemia, o sonho representa uma potência de transformação pessoal e social. Seja através da representação do estado onírico em que nos encontramos durante o sono ou da expressão de desejos e anseios concretos, o concurso é um convite a realizar nossos sonhos através da fotografia.

Em 2021, a décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, propôs o tema “Reflexos” e recebeu mais de 680 portfólios de participantes inscritos neste ano de pandemia da Covid-19. O vencedor do júri oficial foi o fotógrafo José Roberto Bassul (Brasília, DF) com a série “O sol só vem depois”, premiado com uma viagem a Paris com direito a acompanhante. A segunda colocada foi a fotógrafa Ilana Bar (Atibaia, SP) com a série “Metamorfose”. O prêmio do júri popular foi concedido à Jota Barbosa (Afuá, PA), pelo ensaio “Reflexos da água”. Além dos dois primeiros colocados, destacou-se os ensaios “ANOMIA / Urbs_opsis”, de Luiz Baltar (Rio de Janeiro, RJ) e “Popularmente desconhecido”, de Ana Maria Antonelli da Veiga (Brasília, DF), aos quais foi conferida uma menção honrosa.

Realizado pela rede das Alianças Francesas no Brasil, o concurso no âmbito nacional conta com apoio da Air France, da revista francesa L’Oeil de la Photographie, da rede francesa de locais de exposição e fotografia Réseau Diagonal, do hub carioca de fotografia e artes Ateliê Oriente, da editora paulista Lovely House, da revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles, Revista ZUM, da bienal de fotografia social e ambiental PhotoClimat, bem como da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês.

O Prix Photo Aliança Francesa irá premiar o 1° lugar com uma viagem para encontros profissionais na França em parceria com Réseau Diagonal, com bilhete Air France, além da publicação do portfólio na revista francesa L’Oeil de la Photographie. O 2° lugar poderá participar de uma residência artística no Rio de Janeiro, em parceria com o Ateliê Oriente. Já o 3º lugar e o vencedor do prêmio do júri popular ganham uma mentoria profissional à distância com Ateliê Oriente. Além dos prêmios principais, serão oferecidos também dois prêmios especiais: o prêmio Lovely House, que consiste em uma residência à distância de formatação de fotolivro, em parceria com a editora e casa de livros paulista Lovely House, e o prêmio PhotoClimat, que oferece a difusão do portfólio na Maison du Climat em Paris - em parceria com a Bienal Photo Climat.

No júri farão parte Erika Negrel, secretária geral do Réseau Diagonal, rede que reúne locais de exibição, prática e produção fotográfica na França; o fotógrafo e colecionador de fotografia contemporânea Joaquim Paiva; a fotógrafa Marcela Bonfim; Nicolas Henry, fotógrafo francês e organizador da bienal PhotoClimat; Paulo Marcos, fotógrafo e diretor do Ateliê Oriente; o curador e editor-chefe da revista ZUM, Thyago Nogueira; e a galerista francesa Valérie Cazin.

Inscrições: De 16 de maio até 23 de junho 2022, através do site: www.prixphotoaf.com.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31