SÃO PAULO, São Paulo - O livro Patrimônio Cultural: memória e intervenções urbanas (Annablume Editora), organizado pelos professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP Renato Cymbalista, Sarah Feldman e Beatriz M. Külh, será lançado no dia 21 de junho, às 19 horas, no Instituto Goethe.

A obra traz um conjunto de contribuições de autores de vários países que problematizam de formas diversas as relações entre cidade e patrimônio, contribuindo para o avanço deste debate no Brasil. Não há cidade ou espaço urbano dado de antemão, mas apenas aqueles que surgem das diversas construções analíticas e disciplinares. As diversas disciplinas que lidam com o espaço constroem – e não simplesmente encontram – seus objetos. Categorias como bairros, formas e usos do espaço, vida cotidiana, trabalho, patrimônio, memória, passado e futuro podem ser mobilizadas de forma a fomentar uma reflexão sobre intervenções possíveis e registros necessários. Isso vale para os estudos sobre a cidade, e é também válido para as práticas de intervenção, os campos da memória, da preservação e do patrimônio histórico.

Na ocasião, acontece uma mesa-redonda com Beatriz Kühl (abordando Intervenções arquitetônicas, impactos urbanos), Sarah Feldman (Patrimônio cultural e a dimensão metropolitana), Renato Cymbalista (Lugares de memórias difíceis) e Fraya Fhrese (Memória e espaço). A coordenação é de Ana Lanna. O evento é aberto ao público, tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrição. Mais informações na página do Facebook.

Fonte: USP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31