RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Secretaria Municipal de Cultura inaugura nesta quinta-feira (22), às 18h, o Quarteirão Cultural da Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia, que receberá o nome de Marielle Franco em homenagem à vereadora, morta no último dia 14.

A placa de inauguração será instalada na esquina das ruas Álvaro Alvim e Alcindo Guanabara, na lateral da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio.

Situada entre a Rua Alcindo Guanabara e o Passeio Público, a área foi instituída pelo Decreto nº 44229, do prefeito Marcelo Crivella, publicado no Diário Oficial de 30 de janeiro deste ano. O decreto regulamenta a Lei nº 6.038 (28/12/2015), de autoria dos vereadores Rosa Fernandes e Renato Moura, que criou o Quarteirão da Álvaro Alvim. Este é o primeiro dos Quarteirões Culturais que a Secretaria Municipal de Cultura vai implantar da Zona Sul à Zona Oeste da cidade, incluindo áreas como o Ponto Chic, em Padre Miguel, a Pedra do Sal, na Zona Portuária, a Praça Tiradentes, no Centro e o Aterro do Flamengo.

O Quarteirão Cultural tem como objetivo desburocratizar a realização de atividades culturais e artísticas em ruas localizadas em reconhecidos e tradicionais polos de cultura, gastronomia e lazer da cidade do Rio. O decreto dispensa a necessidade de alvará provisório, cria horários especiais de funcionamento e permite a ocupação das ruas e calçadas com mesas e cadeiras, em perímetro definido de modo a facilitar a vida dos produtores culturais e comerciantes destas regiões. Também fica autorizado previamente o uso de equipamentos removíveis destinados à realização de atividades de música, teatro, artes visuais, dança e literatura.

O funcionamento do Quarteirão Cultural Marielle Franco será de quinta a domingo e nos feriados. Os horários são os seguintes: às quintas, das 18h às 22h; sextas, sábados e véspera de feriado, das 18h às 3h do dia seguinte; domingos e feriados, das12h às 22h. Nestes horários, será proibido o estacionamento de veículos ao longo da rua Álvaro Alvim e na rua Alcindo Guanabara.

"As ruas do Rio de Janeiro têm uma vocação cultural e artística muito forte e consideramos prioritário estimular a ocupação dos espaços públicos pelas diversas linguagens artísticas. Os Quarteirões Culturais surgem com estes objetivos: promover cultura e lazer nas ruas e praças e incrementar a atividade econômica, seja dos produtores culturais, seja do comércio local", afirma Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura do Rio.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31