MINAS GERAIS, São João del-Rei - No feriado de Corpus Christi, os músicos Elisa Freixo e Thiago Tavares apresentam, no Museu Regional de São João del-Rei, um recital de órgão de tubos e cravo. A entrada é gratuita e o evento começa às 18h30.

Elisa Freixo é professora de órgão em São Paulo e organista titular da Arp-Schnitger da Sé de Mariana (MG). Estudou na Faculdade de Música Santa Marcelina, foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e frequentou a Escola de Música de Hamburgo.

Natural de Petrópolis (RJ), Thiago Tavares é bacharel em regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, desde 2002, se dedica ao estudo do órgão de tubos. Visitou e participou de máster classes de regência, cravo e órgão na Europa, Passando por Dinamarca, Portugal, Itália, Alemanha e Suécia.

Tradicional entre as apresentações do Museu Regional, o recital é realizado em um órgão de tubos datado do final do século 18, fabricado na região de São João del-Rei. O instrumento é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas manuais e matérias-primas locais.

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Fonte: MRSJR/Ibram

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31