RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A série quinzenal 'Memória & Informação' apresenta a palestra “O novo regime da informação” no dia 12 de setembro, às 14h30, na sala de cursos.

A conferência será ministrada por Arthur Coelho Bezerra, pesquisador e professor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Entrada gratuita.

Ementa
O advento das tecnologias digitais interconectadas de informação e comunicação modificou, em muitos aspectos, as relações sociais entre os seres humanos. Isso inclui os campos da política (nas relações com governo e governantes), da economia (nas formas de trabalho e consumo) e da cultura (no acesso a uma produção cultural diversificada). Muitas dessas novas formas, no entanto, respondem a interesses e relações de poder há muito tempo exercidas em nossa sociedade – e hoje, também, mediante novas práticas de vigilância de indivíduos pelo monitoramento de dados pessoais digitais e formas de navegação na internet. O embate entre novas práticas e velhos interesses é o tema desta palestra.

Sobre o palestrante
Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Coordenador do grupo de pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos). Membro do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LaRHuD).

Fonte: FCRB

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31