MINAS GERAIS, São João del-Rei - O Museu Regional de São João del-Rei apresenta, no dia 7 de julho, a partir das 18h30, o Recital de Órgão e Cravo, com a organista Elisa Freixo e o solista de cravo Edmundo Hora.

O concerto será um diálogo entre órgão e cravo, apresentando composições de Sweelinck, Froberger, Storace e Scarlatti, além de outros compositores renomados.

Professora de órgão em São Paulo e titular da Arp-Schnitger da Sé de Mariana (MG), Elisa Freixo é uma das mais renomadas organistas do país, formada na Faculdade de Música Santa Marcelina e bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, além de ter frequentado a Escola de Música de Hamburgo. Suas apresentações no Museu Regional acontecem no órgão de tubos fabricado no final do século XVIII, na região de São João del-Rei. O instrumento é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas manuais e matérias-primas locais.

Emundo Hora é Professor de Cravo e Música Barroca no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Doutor em cravo pela Unicamp e especialista em música barroca e instrumentos antigos de teclado, Hora se graduou na Amsterdamse Hoge School voor de Kunsten, em Amsterdã, na Holanda, e se pós graduou na Hogeschool Stichting Amsterdam - Sweelinck Conservatorium. Já atuou como organista titular na Catedral Basílica de Salvador, na Bahia, além de ser dealizador e realizador do PERFORMA CLAVIS 2010, 2012 e 2014, um Congresso Internacional dedicado às Práticas Interpretativas nos instrumentos de teclado.

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Arrecadação
O Museu Regional realiza uma Campanha de Arrecadação de Leite durante todo o ano. Estamos recolhendo leite (em pó ou de caixinha) e Aptamil 2, que são encaminhados a instituições de caridade da cidade de São João del-Rei.

Serviço
Recital de Órgão e Cravo: 7 de julho de 2016, às 18h30
Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro
São João del-Rei - MG

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31