RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Neste sábado, dia 30 de novembro, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva (ECV) promove o último evento do ano que comemora os 150 anos da Tabela Periódica.

Em “Descobrindo os elementos: 150 anos da Tabela Periódica”, o visitante aprenderá mais sobre os elementos químicos e seu modelo de organização. Desenvolvida pelo químico e físico russo Dmitri Mendeleev em 1869, a tabela contava com apenas 60 elementos na data de sua criação. Hoje, considerando também os elementos desenvolvidos em laboratório, ela possui mais de 100 elementos, sendo 118 no total.

O dia de atividades contará com uma palestra do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Waldmir Araújo Neto, sobre todo o caminho percorrido até que se chegasse ao modelo de Mendeleev. Também estão confirmadas duas oficinas: “A Química das Estrelas” e “Matemática no Escuro”, que mostrarão, respectivamente, como é possível saber a composição química das estrelas e a utilização do sistema Braille no ensino da matemática.

Mais informações: http://www.cienciaviva.pt/tabelaperiodica/#exposicao-tabela-periodica

Fonte: FAPERJ

Agenda