SÃO PAULO, São Paulo - Depois de um ano de pesquisas, planejamento e execução, o escritor modernista Mário de Andrade acaba de ganhar um conteúdo online à altura da importância de sua obra e do seu papel na cultura brasileira.

Detalhes de sua vida e produção podem ser consultados por pesquisadores, estudantes de todos os níveis, fãs e demais interessados sem sair de casa. Basta acessar a página “Morada do Coração Perdido”, no endereço. Esse autêntico museu virtual complementa a exposição física permanente inaugurada em maio do ano passado, na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, na Barra Funda – o espaço pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciado pela organização social POIESIS.

A página virtual é subdivida em 14 seções. Por lá, é possível saber sobre o seu gosto por doces, as ruas que marcaram sua vida, a história da casa onde passou a maior parte da sua existência, na Rua Lopes Chaves, a paixão por fotografia, seu retratos e caricaturas. Inclui ainda os livros publicados e sua valiosíssima coleção de discos em 78 rotações. Uma das curiosidades que ganhou destaque foi o fato de Mário ter sido um carteador compulsivo. Dizia que descansava escrevendo cartas. Sua produção atinge milhares de cartas, bilhetes e mensagens a inúmeros correspondentes. Ele não deixava carta sem resposta.

O projeto foi desenvolvido por Carlos Augusto Calil, que é o curador da exposição permanente do escritor. Ele observa que o conteúdo é um importante instrumento de pesquisa, além de divulgação da mostra. Basta clicar e, depois, correr o texto para baixo. Rápido, prático e irresistível.

Oficina Cultural Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br/mariodeandrade

Fonte: SEC SP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31