BAHIA, Salvador - A importância dos arquivos pessoais no contexto histórico e cultural da Bahia é o mote da live que Suzana Ferreira (bibliotecária do Centro de Referência Emilia Biancardi) media em 24/07, às 16h no Instagram @museusdabahia.

A live “Memórias da Bahia nos arquivos pessoais: Lia Robatto” terá como convidada Aurora Freixo (consultora em gestão de documentos) que vai mostrar como o acervo Lia Robatto é de grande interesse para a produção de conhecimento em dança e contribui para a organização, disseminação e preservação de acervos de dança.

O Centro de Referência Emília Biancardi é voltado para a pesquisa sobre música, folclore, cultura indígena e capoeira. O acervo reúne livros sobre música, literatura, folclore, cultura indígena, religião, dança, capoeira, carnaval, história, Bahia, cultura popular, obras de referência e biografia. Além disso, periódicos, partituras, fotografias, CD, DVD, vídeo, áudio, dossiê com cópias de eventos (ofícios, correspondências, cartas, reportagem local e de outros países), troféus e medalhas, disco de vinil do Viva Bahia - o primeiro e mais importante grupo parafolclórico do Brasil, na época - e outros artistas. Tudo pode ser conferido mediante agendamento prévio.

É ligado à Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi, em exposição permanente no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) e integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Emília Biancardi é etnomusicóloga e empreendeu importantes pesquisas em busca de entender a experiência humana na criação de sons, coletando, criando e recriando instrumentos musicais. A coleção apresentando um acervo com mais de mil peças coletadas e recriadas nos cinco continentes, com destaque especial para os instrumentos musicais indígenas brasileiros, além dos africanos e afro-brasileiros.

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31