RIO GRANDE DO SUL, Gramado - Um grupo de atrizes, atores, diretores, produtores e críticos compõem os diferentes júris das mostras competitivas do Festival de Gramado este ano.


Cineasta sabrina Fidaldo é presidenta do júri dos longas-metragens brasileiros (Foto: Divulgação)

O júri dos Longas Brasileiros é composto pelo ator e diretor Caco Ciocler, pelo roteirista e diretor Jeferson De, pela atriz e roteirista Karine Telles, pelo pós-produtor Kiko Ferraz e pela diretora e roteirista Sabrina Fidalgo, que na noite da última quarta-feira, 16, foi eleita a presidenta do júri.

A multipremiada diretora e roteirista carioca já foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo, como o média-metragem “Rainha” (2016), que ganhou mais de 20 prêmios. “Acho que essa eleição aponta claramente para uma mudança definitiva de paradigmas sobre o fazer cinema no Brasil. Aponta para um caminho novo e sem volta sobre os olhares e decisões nesse setor que durante um século apagou tantas narrativas, carreiras e possibilidades de um fazer cinema democrático. Portanto, ser uma mulher negra na presidência do júri do festival de cinema mais tradicional do Brasil tem o significado do espírito do tempo do mundo atual; diverso e incluso. Nós, mulheres e homens negros, somos a maioria absoluta da população brasileira, mas estamos na base da pirâmide em frente e, sobretudo, atrás das câmeras, nas comissões julgadoras de editais, festivais e delegações de festivais internacionais”, avalia Sabrina.

Os integrantes do júri de Longas Estrangeiros são: o diretor de fotografia Bruno Polidoro, o diretor e roteirista Fabio Meira, a realizadora e produtora Lucia Caus, a diretora, roteirista e produtora Beatriz Seigner e o ator e produtor Armando Babaioff.

Os Longas Gaúchos serão avaliados pelo cofundador da Cardume, streaming dedicado exclusivamente a filmes brasileiros, ator e bailarino Daniel Jaber, pelo curador das salas Derby e Museu do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco Ernesto Barros, pelo produtor e documentarista Daniel Santiago, pela jornalista e crítica de cinema Cecilia Barroso e por Tatiana Sager, sócia-diretora da produtora e distribuidora Panda Filmes.

Os nomes que irão avaliar os Curtas Brasileiros são a diretora de fotografia, diretora e roteirista Safira Moreira, a roteirista, diretora e produtora Juliana Balhego, a diretora Nara Normande, o roteirista, produtor, sócio da Coelho Voador e diretor-geral do FRAPA, o maior Festival de Roteiro da América Latina, Leo Garcia e Breno Nina, ator, roteirista e diretor.

Os jurados dos Curtas Gaúchos são o jornalista, crítico e pesquisador de cinema Adriano Garrett, a professora universitária e diretora Karla Holanda, a atriz e presidenta da Academia Paraibana de Cinema Zezita Matos, o sócio-fundador da produtora GRIFA FILMES Fernando Dias e Maria Abdalla, fundadora, produtora cultural e diretora do Icumam Cultural e Instituto.

O Júri da Crítica, por sua vez, terá os seguintes integrantes: Isabel Wittmann, Amanda Aouad, Lúcio Vilar, Caroline Zatt da Silva e Matheus Pannebecker.

Programação desta sexta-feira, 18 de setembro
10h - Abertura on-line do 48º Festival de Cinema de Gramado ao vivo pelo YouTube e Facebook

20h - MOSTRA COMPETITIVA
CMB 4 bilhões de infinitos (MG), de Marco Antonio Pereira / 15′
CMB Receita de caranguejo (SP), de Issis Valenzuela / 19’45”
LMB Por que você não chora? (DF), de Cibele Amaral / 98′
LME El silencio del cazador (Argentina), de Martin Desalvo / 103’20”

LMB e LME | Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, a partir das 20h.

CMB | Curtas-Metragens Brasileiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, de acordo com a programação;
Disponível 24h no Canal Brasil Play, o serviço de streaming - https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Vero, a maquininha do Banrisul. Apoio Especial: Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. Apoio: Adylnet/Connect City, Laghetto Hotéis, The End, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Cristais de Gramado, Caracol e Planalto Chocolates, Tecna/PUCRS. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ancine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31