MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Publicação que celebra a produção literária mineira durante três séculos será lançada na próxima terça-feira, 22 de setembro, por meio de plataforma online

O BDMG Cultural promove, virtualmente, o lançamento do livro Literatura Mineira: Trezentos Anos no dia 22 de setembro, às 15h, por meio do canal do Youtube.com/BDMGCultural. O evento será transmitido diretamente do Auditório do BDMG, seguindo todas medidas de segurança sanitárias, com a participação do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Brant; do presidente do BDMG, Sérgio Gusmão; da diretora-presidente do BDMG Cultural, Gabriela Moulin; do jornalista Rogerio Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras e idealizador do projeto do livro; do professor e organizador da publicação, Jacyntho Lins Brandão; além da escritora Júlia Medeiros, que fará a leitura de poemas de escritores mineiros de diferentes períodos históricos.

Organizado pelo professor emérito da UFMG Jacyntho Lins Brandão, o livro Literatura Mineira: Trezentos Anos é uma obra para celebrar os 300 anos da fundação de Minas Gerais, de maneira reflexiva e instigante, a rica produção literária de Minas Gerais e os muitos escritores e escritoras que ganharam o Brasil e o mundo com suas histórias e legaram obras fundamentais para nosso entendimento como país.

Os ensaios presentes na publicação compõem um admirável painel da produção das letras de Minas Gerais, do século 18 ao 21, em uma original configuração que tanto contempla o eixo cronológico da periodização literária quanto efetua pertinentes recortes temáticos, abertos a temas e problemas nem sempre devidamente considerados por nossa historiografia tradicional, a exemplo, entre outras, da literatura indígena, da infantojuvenil e da marginal.

Em Literatura mineira: trezentos anos, o leitor encontra muito mais do que a história das diversas literaturas de Minas. É um livro para nos havermos com palavras, versos, prosas, histórias e linguagens que atravessam por obras como a de Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Cláudio Manuel da Costa, Bernardo Guimarães e Ana Martins Marques e tantos outros.

O livro está será distribuído, gratuitamente, para bibliotecas do sistema público de Minas Gerais, além de disponibilizado no site do BDMG Cultural, NESTE LINK.

Serviço
Lançamento do livro: Literatura Mineira: Trezentos Anos
Quando: 22 de setembro, às 15h
Onde: Live no canal do Youtube do BDMG Cultural

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31