RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Para comemorar o Dia das Crianças, o Museu de Arte do Rio preparou uma programação virtual para toda a família nos dias 13, 15 e 17 de outubro

No dia 15, às 14h, acontece a oficina "Super-mercado" na qual, a partir das pinturas de super-heróis presentes na exposição Pardo é Papel, do artista Maxwell Alexandre, as famílias vão criar seus próprios super-heróis, utilizando como inspiração os desenhos animados e as prateleiras de supermercados. Para participar, é preciso se inscrever pelo link abaixo.

Já na oficina "A viagem da menina rio", que acontece no dia 17, às 14h, no Youtube do MAR, os participantes serão convidados a remontarem, com objetos encontrados em casa, a experiência de sentir o vento, correr como as águas de um rio e descansar no colo de uma lagoa, com base na exposição Aline Motta – memória, viagem e água. Para esta atividade não é necessário inscrição prévia.

A programação MAR é lugar de criança também conta com duas lives educativas. A primeira, "Educação antirracista e representatividade na infância", será realizada no dia 13, às 17h, no Youtube do MAR, e irá promover um encontro online entre educadores e convidados, visando o debate e o compartilhamento de ações e metodologias educativas antirracistas.

Logo depois, no dia 15, às 17h, no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, acontece a transmissão ao vivo "Educação em museus de arte e infância", uma parceria entre o MAR, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará - MAC Dragão, e o Museu de Arte da UFC - Mauc. O encontro online tem como objetivo contribuir para a discussão sobre o acesso da primeira infância a arte e aos museus.

Programação completa
TERÇA-FEIRA, 13/10
17h às 18h - Live "Educação antirracista e representatividade na infância"
Com Fernando Porto, Mara Pereira, Maria Rita Valentim e Nestor dos Santos
Debatemos educação antirracista no meio acadêmico mas e as crianças? Esse debate chega nas brincadeiras, nas conversas com os colegas de turma e no desenho favorito? Você já leu algum livro infantil com personagens que te representassem, com famílias parecidas com a sua ou com desenhos que lembrassem sua imagem no espelho? Abrindo a programação MAR é lugar de criança, os convidados Mara Pereira e Nestor dos Santos irão compartilhar com os educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim suas pesquisas e vivências em educação dentro da perspectiva antirracista e contracolonial. Mara é mãe, pesquisadora e educadora. Nestor, de 8 anos, é filho da Mara, leitor e especialista em vivência da infância. A conversa ao vivo no canal do MAR no Youtube tem como objetivo dialogar com práticas artísticas que articulam noções de representatividade para o público infantil. Um programa para as crianças, seus responsáveis e educadores.

Atividade realizada no canal do MAR no Youtube.

QUINTA-FEIRA, 15/10
14h às 16h - Oficina de Criação "Super-mercado"
Com os educadores Guilherme Marins e Mariana Gon
Como nascem os super-heróis e heroínas? A partir das pinturas de super-heróis presentes na exposição "Pardo é Papel", do artista Maxwell Alexandre, iremos convidar crianças e seus responsáveis a criarem seus próprios super-heróis, utilizando também como inspiração os desenhos animados e as prateleiras de supermercados. Vamos inventar juntos?
Inscreva-se aqui.

17h - Live "Educação em museus de arte e infância" em parceria com o MAC Dragão do Mar e o Museu de Arte da Universidade do Ceará - MAUC
Com a educadora Maria Rita Valentim
Parceria entre o Museu de Arte do Rio - MAR, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará - MAC Dragão do Mar e o Museu de Arte da Universidade do Ceará - MAUC, o encontro online tem como objetivo contribuir para a discussão sobre o acesso da primeira infância a arte e aos museus. Com a participação de Saulo Moreno (MAUC) e Maria Rita Valentim (MAR), a atividade mediada por Vinicius Scheffer (MAC Dragão) irá dialogar sobre os processos de arte-educação em museus e as políticas de acesso à primeira infância.
Atividade realizada no canal do Dragão do Mar no Youtube.

SÁBADO, 17/10
14h às 16h - Oficina de Criação "A viagem da menina rio"
Com os educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim
Esta oficina de criação dedicada à semana da criança é livremente inspirada no universo da exposição "Aline Motta – memória, viagem e água". Por meio de um conto encenado ao vivo pelos educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim para o público infantil, conheceremos a jornada da Menina-Rio em busca das memórias de suas águas. Junte sua família e venha remontar, com objetos encontrados em casa, a experiência de sentir o vento, correr como as águas de um rio e descansar no colo de uma lagoa. Separe objetos como lençol, almofadas, borrifador de água e o que mais imaginar para acompanharmos a história dessa menina que quer conhecer suas origens. Uma oficina para assistir, ouvir e sentir de casa. Oficina indicada para famílias com crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Atividade realizada no canal do MAR no Youtube.

Fonte: MAR

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31