BAHIA, Salvador - As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quarteto Novo, Bahia Cordas e Quadro Solar, segue em seu sexto mês de programação especial de quarentena e lança dois novos vídeos em outubro


Foto: Mauricio Serra

Desta vez, o vídeo-relato “Cartografia Afetiva” relembra apresentações da camerata Quadro Solar no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do bairro Garcia. Já no vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops”, a camerata Quarteto novo interpreta “El Gato Montés”, do compositor espanhol Manuel Penella. Os vídeos serão exibidos entre 19 e 24 de outubro nos perfis de Instagram da OSBA, do Teatro Castro Alves, e de instituições parceiras, como o Projeto Iluminarte, Museu Geológico da Bahia e Associação Atlética da Bahia.

Música e memória musical em formato digital
As Cameratas da OSBA realizam anualmente cerca de 200 apresentações gratuitas em escolas, hospitais, projetos sociais e centros culturais de Salvador e região metropolitana. Para continuar levando música para estes espaços, o vídeo “Café com as Cameratas #Drops” é exibido nos perfis do Instagram de instituições parceiras para que siga alcançando outros públicos para além da OSBA.

Estas apresentações sempre atingiram um público amplo e variado, muitos deles em situações de vulnerabilidade social e econômica. A música, nesses casos, acaba por se tornar um instrumento potente no acesso à cultura e promoção da cidadania. A ideia do vídeo “Cartografia Afetiva” é justamente relembrar as apresentações realizadas nestes espaços, como neste mês que relembramos os concertos no Caps Garcia, e ressaltar o poder transformador da música.

Apresentações no Corra Pro Abraço
Em caráter especial e extraordinário, a camerata Bahia Cordas, composta pelos músicos Rogério Laborda, Maurício Kowalski e Marco Maciel, se apresentam no dia 14 de outubro, às 10h, para as pessoas atendidas pelo Programa Corra pro Abraço, no Largo das Marés, na Calçada. A apresentação será realizada com apenas três músicos e ao ar livre, seguindo os protocolos de segurança para prevenção do contágio da Covid-19. Já no dia 28, será exibido o vídeo educativo e musical “Café com as Cameratas #Didático” para as turmas do “Curso de Redução de Danos e Referência de Campo” oferecido pelo Corra pro Abraço e que acontece na sede do programa, em Nazaré.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

CAMERATAS DA OSBA - NA QUARENTENA
Cartografia Afetiva (vídeo)
Camerata Quadro Solar
Convidado: Caps Garcia

Data e local das exibições do vídeo
19/OUT, SEGUNDA-FEIRA - Perfil de Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia)
20/OUT, TERÇA-FEIRA - Perfil de Instagram do Teatro Castro Alves ( @teatrocastroalvesoficial )
21/OUT, QUARTA-FEIRA - Perfil de Instagram do Projeto Iluminarte ( projeto.iluminarte)
22/OUT, QUINTA-FEIRA - Perfil de Instagram do Museu Geológico da Bahia ( @museugeologicodabahia )
Café com as Cameratas #Drops ( vídeo)
Camerata Quarteto Novo
Música: MANUEL PENELLA - El gato montés ( arr: O.Liacer)

Data e local das exibições do vídeo
21/OUT, QUARTA-FEIRA - Perfil de Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia)

22/OUT, QUINTA-FEIRA - Perfil de Instagram do Teatro Castro Alves ( @teatrocastroalvesoficial )

23/OUT, SEXTA-FEIRA - Perfil de Instagram do Projeto Iluminarte ( projeto.iluminarte)
Perfil de Instagram do Museu Geológico da Bahia ( @museugeologicodabahia )
24/OUT, SÁBADO - Perfil de Instagram da Associação Atlética da Bahia ( @aatleticadabahia)

APRESENTAÇÕES COM O PROGRAMA CORRA PRO ABRAÇO
14/OUT, às 10h
Apresentação da Camerata Bahia Cordas na unidade do Corra Pro Abraço no Largo do Mares.
* Serão apenas três músicos: Rogério Laborda, Mauricio Kowalski e Marco Maciel.

28/OUT - Café com as Cameratas #Didático
Exibição do vídeo didático-musical para as turmas do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo, na sede da Rua, Ladeira da Independência, 247 – Nazaré.

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31