DISTRITO FEDERAL, Brasília - Entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Paraná (Iphan-PR) promoverá uma série de palestras, oficinas e debates com mestres e detentores da capoeira no estado

Foto: Geslline Giovanna Braga

O Encontro Virtual de Salvaguarda da Capoeira no Paraná é fruto de parceria com o coletivo deliberativo formado por mestres, contramestres e professores de capoeira locais. Segundo a superintendente substituta do Iphan-PR, Anna Eliza Finger, o evento tem como objetivo “a difusão de conhecimentos e a transmissão de saberes relativos à Roda de Capoeira e ao Ofício dos Mestres de Capoeira”, bens registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2008, pelo Iphan.

Entre segunda (30) e sexta-feira (5), 15 mestres falarão sobre as relações da capoeira com a educação, o serviço social e outros campos do saber. Os detentores contarão suas trajetórias de vida, suas experiências enquanto mestres dessa tradição, entre outros temas. Cada oficina terá duração de uma hora – 40 minutos de palestra e 20 minutos de debate.

O sábado (05/12) será reservado para discutir pautas de interesse dos capoeiristas. Está prevista uma mesa-redonda que vai tratar das políticas de salvaguarda da capoeira nas diversas esferas governamentais, além de uma reunião aberta com o coletivo deliberativo de salvaguarda da capoeira no Paraná, com a participação dos seus membros e também de mestres oficineiros do encontro.

A programação do encontro poderá ser acompanhada por meio da plataforma Google Meet, e os interessados devem se inscrever, gratuitamente, preenchendo formulário digital. As vagas são limitadas ao número máximo de 90 participantes por turno.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Iphan no Youtube: Iphangovbr.


Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31