RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Nutrindo uma profunda relação com o desenho e a pintura, a artista gaúcha Teresa Poester (Bagé, 1954), nos últimos anos vem realizando investigações de caráter experimental sobre possíveis fusões do desenho – ou do gesto de desenhar – com outras linguagens expressivas, sejam a fotografia, o livro de artista, a gravura em metal, a performance, o vídeo, a videoperformance e, mais recentemente, a animação
Com o lançamento do video da artista na sexta, 27 de novembro, dentro do Projeto Arte em Diálogo – Na Quarentena do MNBA, uma parte do resultado deste rico e criativo esforço vai poder ser apreciado. A exibição acontece às 16h, nas redes sociais do MNBA: Facebook - MNBARio e Instagram - @mnbario.
Teresa Poester explica que seus desenhos figurativos e alegóricos brotaram como consequência da ditadura no Brasil (entre 1964 e 1985), quando os artistas, vivendo um clima sombrio de opressão e de falta de liberdade, se expressavam através de metáforas.
Professora, Teresa ensinou no Instituto de Artes da UFRGS (Porto Alegre) de 1996 a 2017. A partir dos anos 80, inicia uma série de exposições no Brasil e no exterior privilegiando o desenho, mas atuou também como cenógrafa de teatro e cinema, grafista e ilustradora. De 1986 a 1989 estudou pintura na Universidade Complutense de Madri e entre 1998 e 2002, realizou doutorado na França. Obras da artista estão espalhadas por vários espaços públicos da capital gaúcha.
O Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM, desenvolveu o projeto Arte em Diálogo - Na Quarentena, para proporcionar aos artistas contemporâneos e à sociedade civil uma interação afetiva e reflexiva, neste difícil momento de isolamento social.
Facebook: www.facebook.com/MNBARio
Instagram: https://www.instagram.com/mnbario/
Inscreva-se no Canal do Youtube: MNBARio
Fonte: MNBA