Nise da Silveira: Caminhos de uma Psiquiatra Rebelde

autor: Luiz Carlos Mello
editora: Automática Edições

Sinopse: Através de uma linguagem clara e concisa, esta biografia ilustrada de Nise da Silveira documenta a extraordinária vida da psiquiatra brasileira realizadora de uma obra que, no gênero, se inscreve entre uma das mais importantes do mundo.

Neste volume o leitor tem uma ampla visão da trajetória de sua vida, desde a infância em Alagoas até a morte no Rio de Janeiro em 1999, aos 94 anos de idade. Após ter sido presa por dois anos durante a ditadura Vargas, ela contestou e colaborou para a transformação dos paradigmas da psiquiatria, criando instituições inovadoras como a Casa das Palmeiras, primeiro espaço terapêutico em regime de externato, que tornou-se referência para os atuais Centros de Atenção Psicossocial do Brasil e o Museu de Imagens do Inconsciente, um espaço de estudos e pesquisas que extrapolou a área das ciências, destacando-se também no mundo das artes visuais.

O autor, que conviveu com ela em seus últimos 26 anos, cria um roteiro cujo fio condutor é a fala da própria Nise, através de textos retirados de anotações pessoais, entrevistas e depoimentos em diversas formas de mídia, conferindo à narração um tom coloquial. Soma-se a isso fotografias, documentos, correspondências, manuscritos, sonhos e pensamentos que lançam luz nos principais acontecimentos que construíram sua história. As pesquisas por elas desenvolvidas e os conhecimentos gerados são acompanhados por uma seleção de obras do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente que foram decisivas na realização de sua obra, reunindo significação simbólica e beleza estética. A foto biografia baseou-se amplamente em documentos do arquivo Pessoal Nise da Silveira, que acaba de ser contemplado pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO e incluído no Registro Nacional do Programa, que procura identificar conjuntos documentais que tenham valor de patrimônio documental da humanidade.

Nise da Silveira: Caminhos de uma Psiquiatra RebeldeDados do produto:

isbn: 9788564919112
idioma: Português
encadernação: Capa dura
formato: 18,7 x 25,7
páginas: 368
ano de edição: 2015
ano copyright: 2014
edição: 2ª

O autor: 

Luiz Carlos Mello é diretor e curador do Museu de Imagens do Inconsciente. Começou a trabalhar como colaborador de Nise da Silveira em 1974 e a acompanhou durante 26 anos, até a morte da psiquiatra. Desde essa época vem desenvolvendo, organizando e divulgando o acervo do Museu de Imagens do Inconsciente e as pesquisas ali realizadas. Como diretor e curador organizou diversas exposições no Brasil e no exterior e dirigiu documentários audiovisuais que sintetizam algumas das principais pesquisas realizadas no museu. É autor do livro Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31